28/06/2024 - 15:30:00

Comissão de Fiscalização da Câmara de Londrina cobra rede de esgoto em ruas da Vila Marízia

A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento de Doação de Bens Públicos da Câmara Municipal de Londrina (CML) esteve na sede regional da Sanepar, na quarta-feira (26), para tratar da situação de rede de esgoto na Rua Sampaio Vidal, na Vila Marízia, região central da cidade. Os vereadores Roberto Fú (PL), Mara Boca Aberta (Podemos) e Beto Cambará (PRD), acompanhados de moradores da região, foram recebidos pelo gerente-geral da Região Nordeste da companhia, Antonio Gil Gameiro, e pelo gerente industrial, Rafael Leite Gonçalves.

O vereador Roberto Fú, presidente da comissão, disse que, durante a reunião, os participantes foram informados de que há viabilidade técnica para instalação da rede de esgoto na rua e que ela poderá ser feita de forma gratuita pela Sanepar, se houver a adesão de vários proprietários de imóveis. O parlamentar afirmou que, num contato anterior com a companhia, moradores haviam sido informados que deveriam dividir entre si o custo de implantação da infraestrutura, estimado em R$ 10 mil. “O engenheiro da Sanepar fez uma explanação muito boa em relação à implantação da rede de esgoto naquela rua, onde tem um terreno público do Município. O maior terreno na região é do Município e virou um lixão a céu aberto. Mais de 30 mil sacos de material reciclável foram queimados naquele terreno [durante o último incêndio]. A reunião foi produtiva, porque o que não tinha viabilidade, o que teria que pagar mais de R$ 10 mil, há a possibilidade de se fazer gratuitamente, até porque a Sanepar tem um contrato com o município de Londrina que determina a quantidade de rede de esgoto que tem que fazer para levar qualidade de vida, para levar tranquilidade para aqueles moradores”, afirmou.

Na semana passada, vereadores da comissão e moradores estiveram na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e na Secretaria de Obras para tratar de melhorias no local. A região é vizinha da cooperativa Cooper Região, que, de acordo com o vereador Roberto Fú, está superlotada de recicláveis e sofreu cinco incêndios neste ano. No último deles, o material queimado foi colocado na Rua Sampaio Vidal, aos fundos da cooperativa, que ficou intransitável. Após pedido da comissão, a CMTU limpou e desobstruiu a rua.

Após as reuniões, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento de Doação de Bens Públicos também enviou ao prefeito o pedido de informação nº 310/2024, solicitando informações sobre o loteamento onde está a rua Sampaio Vidal, responsabilidade pela execução de melhorias na via, titularidade do terreno e do barracão onde está instalada a Cooper Região e se há previsão de realocar a cooperativa em outro local, informando o prazo e o novo endereço.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR