26/02/2024 - 15:40:00

Contorno Leste de Londrina: Em reunião com lideranças, ministro sinaliza inclusão do trecho nas concessões de rodovias

Os vereadores Jairo Tamura (PL) e Lenir de Assis (PT), integrantes da Comissão Especial de Acompanhamento do Novo Modelo de Pedágio, da Câmara de Londrina, participaram de reunião, em Brasília, com o ministro dos Transportes, Renan Filho. O encontro realizado na última quarta-feira (21) contou com a presença do prefeito Marcelo Belinati (PP) e de outras lideranças políticas do norte do Paraná.

Durante a reunião, Renan Filho assegurou que o Contorno Leste de Londrina será incluído como obra obrigatória no Lote 4 da futura concessão do pedágio das rodovias paranaenses. “No Lote 4, que será leiloado no ano que vem, nós, a pedido de todos, incluímos o Contorno Leste da cidade de Londrina. Obviamente, lá na frente, nós ainda vamos discutir os detalhes do leilão deste lote, mas a cidade de Londrina certamente estará contemplada”, garantiu o ministro em vídeo divulgado nas redes sociais e gravado ao lado dos vereadores e do prefeito.

O Contorno Leste de Londrina terá 23 quilômetros, ligando a PR-445, na região sul do município, à BR-369, no limite com Ibiporã. O vereador Jairo Tamura, presidente da comissão especial, destacou que a obra desafogará o trânsito na Av. Dez de Dezembro, a Via Expressa, e criará uma área para expansão industrial, permitindo uma nova ligação rodoviária com o Aeroporto Governador José Richa. “A notícia é positiva. O ministro confirmou que, no Lote 4, será contemplado o Contorno Leste. Essa é a notícia que a gente esperava tanto. Ela é positiva para Londrina, desafogando a Via Expressa de todo o trânsito pesado, que vai ser todo desviado para o Contorno Leste, e também pelo eixo de desenvolvimento que incluirá o aeroporto”, argumentou.

Na reunião, o ministro Renan Filho também apresentou as obras programadas e a previsão de tarifas de pedágio nos Lotes 3 e 6, que foram encaminhadas para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Além dos vereadores Jairo Tamura e Lenir Assis, e do prefeito Marcelo Belinati, participaram os deputados federais Luiz Carlos Hauly (Podemos), Marco Brasil (PP), Filipe Barros (PL), Diego Garcia (Republicanos) e Luísa Canziani (PSD), o deputado estadual Tercílio Turini (PSD), e parlamentares de outras regiões do Paraná.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR